<Junho/2024>

Espaço São Paulo tem auditório lotado para debates sobre saneamento

23/03/2018 - Categoria: Eventos

Texto e foto: Divulgação Espaço São Paulo

No terceiro dia do ciclo de palestras do Espaço São Paulo, foi realizado um debate com o tema “Prevenção e Mitigação de Escassez”. Mediado pela Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (CBH-PS) e Prefeita Municipal de Piquete, Ana Maria de Gouvea, teve como palestrantes  o Secretário Adjunto de Meio Ambiente/SP, Eduardo Trani, e o Preseidente da SABESP, Jerson Kelman.

A discussão despertou grande interesse do público, e o auditório ficou completamente lotado. Jerson Kelman destacou o exemplo de países desenvolvidos, mas lembrou da necessidade de adaptar estes serviços ao perfil brasileiro:

“Discutimos os temas mais relevantes e relacionados à água para a região metropolitana de São Paulo, como é o caso do Manancial Guarapiranga. Aqui, discutimos com muita franqueza os desafios e reconhecemos que a legislação existente não foi suficiente para evitar uma situação de ocupação desordenada, e que é preciso, então, modificar essa legislação e encarar o saneamento como parte da solução e não parte do problema.”

O presidente da SABESP ainda destacou como solução para o desperdício e consequente aproveitamento total da água, a implementação de tubulações de água apropriadas (mesmo que externa) nas casas em comunidade carentes, um vez que os “gatos” geralmente são feitos com mangueiras e canos que não comportam o volume de água utilizados, provocando vazamentos.

Entrevistado, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente/SP, Eduardo Trani, lembrou da importância da água para as cidades:

“Os nossos reservatórios de água, todos eles no Brasil, têm um problema muito forte com as metrópoles. E não há nenhuma metrópole que sofreu mais do que São Paulo. Somos 21 milhões de habitantes, maior do que muitos países do mundo, e nós temos um conflito enorme entre a qualidade da água, o uso dessa água e a preservação dessa água. E São Paulo traz aqui, para discutir nesse fórum mundial, sua experiência e como encarar o problema que é vital para a saúde das pessoas – a qualidade das águas de nossos reservatórios de abastecimento público.”