- SigRH
-
Agência de Bacia
- O que é Agência de Bacia?
- FABHAT - Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
- Agência PCJ - Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
- AGEVAP - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
- FABH-SMT - Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê
-
Comitê de Bacia
- Comitês da Bacia do Rio Tietê
- Comitês de Rios da União
- ALPA - Alto Paranapanema
- AP - Aguapeí e Peixe
- AT - Alto Tietê
- BPG - Baixo Pardo/Grande
- BS - Baixada Santista
- BT - Baixo Tietê
- LN - Litoral Norte
- MOGI - Mogi Guaçu
- MP - Médio Paranapanema
- PARDO - Pardo
- PCJ - Piracicaba, Capivari e Jundiaí
- PP - Pontal do Paranapanema
- PS - Paraíba do Sul
- RB - Ribeira de Iguape e Litoral Sul
- SJD - São José dos Dourados
- SM - Serra da Mantiqueira
- SMG - Sapucaí-Mirim/Grande
- SMT - Sorocaba e Médio Tietê
- TB - Tietê-Batalha
- TG - Turvo Grande
- TJ - Tietê-Jacaré
- CBH Teste
-
CRH
- Apresentação
- Agenda
- Atas
- Processo eleitoral - Sociedade Civil 2023 - 2025
- Cadastro Permanente da Sociedade Civil
-
Câmaras Técnicas
- O que são Câmaras Técnicas?
- Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais (CTAJI)
- Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS)
- Câmara Técnica de Gestão de Usos Múltiplos de Recursos Hídricos (CTUM)
- Câmara Técnica de Planejamento (CTPLAN)
- Câmara Técnica de Educação Ambiental, capacitação, mobilização social e informação em Recursos Hídricos (CTEA)
- Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos (CTCOB)
- Câmara Técnica de Proteção das Águas (CTPA)
- Deliberações
- Documentos
- Regimento Interno
- Moções
- Representantes
- FEHIDRO
-
Instrumentos de Gestão
- Cobrança pelo uso da água
- Enquadramento dos Corpos D`água
- Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH
- Plano de Bacias Hidrográficas
- Relatório Situação dos Recursos Hídricos
- Outorga
-
Base Documental
- Legislação de Recursos Hídricos
- Sistema Aquífero Guarani - SAG
- Capacita SIGRH
- Procomitês - Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas
- PDPA - Plano de Proteção e Desenvolvimento Ambiental
- Progestão - Pacto Nacional pela Gestão das Águas
- Banco de Dados Hidrológicos
- Regionalização Hidrológica
Agenda Geral | Comitês
< | Novembro/2024 | > | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
DOM | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SÁB |
1 | 2 | |||||
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
< | Novembro/2024 | > | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
DOM | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SÁB |
1 | 2 | |||||
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Relatório de Gestão da ANA dá transparência às principais atividades da instituição em 2018
15/04/2019 - Categoria: Informes
Para prestar contas à sociedade, a Agência Nacional de Águas (ANA) disponibiliza o Relatório de Gestão 2018 com um balanço de sua atuação institucional para garantir os usos múltiplos da água e como está o desempenho da Agência nos seguintes eixos: governança, resultados de gestão, conformidade e alocação de recursos, além de demonstrações contábeis. Este documento também é enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) anualmente como forma de prestação de contas.
“Trata-se de uma peça na qual todas as unidades organizacionais da ANA estiveram engajadas em demonstrar à sociedade quais foram as nossas contribuições e entregas para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, o fortalecimento dos entes do Sistema, a regulação do acesso à água e a nossa atuação nas crises hídricas”, explica o gerente geral de Estratégia da ANA, Nazareno Araújo.
Segundo o Relatório, em termos de governança, a ANA teve a revisão do planejamento estratégico para o período 2019/2022 como uma de suas principais iniciativas no ano passado.
O documento também destaca a instituição do Programa de Melhoria e Qualidade Regulatória, além dos Comitês de Governança, Riscos e Controles e de Integridade. Estas e outras iniciativas buscaram fortalecer a capacidade institucional da Agência e o seu processo decisório, com ganhos em termos de prestação de contas, transparência e eficiência
O Relatório de Gestão aponta que, em resposta aos eventos hidrológicos críticos vivenciados pelo Brasil, como secas e cheias, a ANA vem aprimorando os mecanismos para prevenir e minimizar seus efeitos em parceria com os entes integrantes do Sistema Nacional Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e dos órgãos gestores estaduais.
Outro ponto destacado pelo Relatório 2018 é a atuação da ANA na regulação e na fiscalização do uso da água com a finalidade de garantir o exercício do direito de acesso ao recurso, o que se torna mais evidente e necessário nas situações em que a demanda supera a oferta de água.
Assim, a alocação eficiente da água entre os diferentes usuários e o controle do cumprimento das condições estabelecidas para o acesso e uso do recurso nos corpos hídricos vem sendo aplicada pela instituição principalmente no Nordeste, região que passa por seca desde 2012.
Para acessar o relatório clique aqui
FIQUE ANTENADO!