Agenda Geral | Comitês

<Novembro/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
<Novembro/2024>
DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Comitês PCJ reúnem 400 pessoas para as eleições das coordenações das Câmaras Técnicas

05/08/2019 - Categoria: Informes

Mais de 400 pessoas participaram das eleições para as coordenações de 11 Câmaras Técnicas (CTs) dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) no dia 18 de julho. A atividade aconteceu no Salão Nobre e outras 11 salas da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e contou com a presença do prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri.

Durante a abertura, na qual houve a posse dos membros nas CTs, Barjas Negri destacou a atuação da entidade na gestão dos recursos hídricos. “Lamentavelmente o Brasil é devedor na área de saneamento e, consequentemente, de saúde pública da população. Nós, do Comitês PCJ, somos exemplos para o país. Pela forma como suas Câmaras Técnicas funcionam e o modo como os prefeitos e técnicos atuam deram resultado ao longo de mais de 20 anos", afirmou o prefeito de Piracicaba. “O comprometimento dos membros dos Comitês PCJ, que pressiona, mas também planeja, fez com que tivéssemos um Plano de Bacias elevado, com metas a serem cumpridas. São mais de mil pessoas comprometidas com o meio ambiente, recursos hídricos e sustentabilidade. Tenho orgulho de fazer parte deste time”, completou Barjas Negri.

As câmaras técnicas desempenham um papel estratégico nos processos de discussão dentro dos Comitês PCJ. “As CTs são a base de sustentação e de fornecimento de informações para as tomadas de decisões dos Plenários dos Comitês PCJ”, ressaltou o secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti.

Cada uma das câmaras elegeu seu coordenador, coordenador-adjunto e secretário para a gestão 2019-2021. A posse da coordenação aconteceu logo após a eleição, com a definição da agenda de reuniões para os próximos dois anos, a criação ou recomposição de grupos de trabalho e a organização para a elaboração do Plano de Trabalho da CT. As câmaras técnicas que elegeram suas coordenações foram as de Outorgas e Licenças (CT-OL); Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN); Monitoramento Hidrológico (CT-MH); Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID); Águas Subterrâneas (CT-AS); Saneamento (CT-SA); Saúde Ambiental (CT-SAM); Educação Ambiental (CT-EA); Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural); Plano de Bacias (CT-PB) e Uso e Conservação da Água na Indústria (CT- Indústria).