<Maio/2024>
19202122232425
<Maio/2024>
19202122232425

Secretário Marcos Penido debate Infraestrutura e cobra olhar aos Resíduos Sólidos

23/10/2019 - Categoria: Informes

O Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou quarta feira passada (16) da mesa de debates do 63º Congresso Estadual de Municípios. Organizado pela Associação Paulista de Municípios, o evento reuniu até sexta-feira, dia 18, em Campos do Jordão, prefeitos, vereadores e outros gestores públicos municipais de todo o Estado de São Paulo.

Ao lado do General João Camilo Pires de Campos, Secretário de Estado da Segurança Pública e de Gustavo Junqueira, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, o secretário Penido apresentou a nova estrutura da pasta, resultante da fusão promovida pelo Governador João Doria de três importantes setores: Recursos Hídricos, Saneamento Básico Energia e Meio Ambiente.

Ele ressaltou aos participantes que hoje não existe crescimento se não for de forma sustentável e integrada, pensando no meio ambiente, na qualidade de vida e no legado às futuras gerações.
“Nós cuidamos do meio ambiente, da água que bebemos, do ar que respiramos e do solo onde plantamos e a infraestrutura é o que traz o desenvolvimento, o emprego e a geração de renda. Então, nada melhor que isso esteja tudo junto dentro de uma lógica de desenvolvimento”, detalha.

O secretário cobrou profissionalismo dos prefeitos na atenção ao saneamento básico, que deve ser tratado como prioridade, tal qual a saúde. Apontou que o Estado de São Paulo se destaca no país por ter 96% de água tratada e 76% esgoto coletado por meio do trabalho da Sabesp. Mas pontuou ser inadmissível ainda ter um quarto de seus municípios sem tratamento de esgoto.

Ele anunciou que até 2022 serão investidos R$ 4,2 bilhões para sanar esse déficit e que o Governo Paulista está empenhado em criar consórcios sustentáveis para mudar a lógica do descarte de recursos do lixo. Em novembro, seis contratos serão assinados.

“Precisamos mudar o patamar de enterrar, precisamos sim produzir energia com o lixo. Temos 97% de aterros com boas notas, mas é necessário gerar energia através da transformação dos resíduos. Fazer a economia circular. Nós estamos enterrando uma fortuna”, advertiu.

Ao término de sua apresentação, o Secretário Marcos Penido anunciou a assinatura do decreto que cria a Comissão Intersecretarial do Zoneamento Ecológico-Econômico e falou sobre lançamento, em julho de 2020, da mais moderna plataforma do mundo de informações integradas de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

“Com a Rede ZEE poderemos identificar vulnerabilidades e potencialidades de todas as regiões do Estado. Serão mais de dois mil layers com bacias hidrográficas, rodovias, vicinais, restaurações florestais, orientação para os investidores. Serão 54 tópicos e 260 indicadores sérios dando ordenamento ao desenvolvimento do Estado de São Paulo”, explicou Penido.

Ao final, ele cobrou a união dos municípios e a articulação política para a busca de recursos federais para investimentos na proporção da produção do Estado de São Paulo.