CBH-ALPA

Cancelada a Orientação Técnica de Resíduos Sólidos

Data do evento: 05/06/2018
Local: Parque Estadual Carlos Botelho
Endereço: Rodovia Nequinho Fogaça SP 139, km 78,4, s/n - Abaitinga, São Miguel Arcanjo
Link do evento: https://goo.gl/forms/6KBbUZtAKvXxRA1I2
Descrição: Orientação Técnica de Resíduos Sólidos
CANCELADA A ORIENTAÇÃO TÉCNICA

APRESENTAÇÃO

Tendo em vista a importância da temática de gestão dos resíduos sólidos e com base nos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, desde 2014 por iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). Nossa proposta para 2018 é contribuir com os municípios pertencentes ao CBH-ALPA na elaboração e execução dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Para isso contamos com a parceria e atuação direta da UNESP e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através da:

CETESB e CPLA (Coordenadoria de Planejamento Ambiental).

A CT-EA acredita que essa orientação técnica pode ajudar no fortalecimento e troca de experiências dos municípios, trazendo até eles informações reais do que está acontecendo na região e o que pode ser feito incentivando sua participação na implantação de soluções para os problemas diagnosticados. Para atingir nosso propósito sugerimos que os Municípios levem seus PGIRS, pois o período da tarde será de discussão e produção em cima deles. Além disso, surge uma ótima oportunidade de ampliar a divulgação do CBH-ALPA, esclarecer e fortalecer sua importância e seu papel na nossa região. Como ferramenta de feedback do que os participantes absorveram na orientação técnica. Propomos um segundo encontro, que tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelos municípios, compreender como podemos continuar contribuindo nesse processo contínuo da gestão de resíduos sólidos assim criando mais um espaço físico de socialização das ações desenvolvidas e fortalecimento das mesmas.

OBJETIVO

Orientar os municípios quanto à elaboração e execução dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

LOCAL

Parque Estadual Carlos Botelho - Rodovia Nequinho Fogaça SP 139, km 78,4, s/n - Abaitinga, São Miguel Arcanjo

DESENVOLVIMENTO

Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema, Câmaras Técnicas: de Educação Ambiental, Mobilização e Comunicação e de Saneamento Básico, UNESP e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através da: CETESB e CPLA (Coordenadoria de Planejamento Ambiental).

PÚBLICO ALVO

Representantes das Prefeituras Municipais;

Técnicos das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente;

Interlocutores Ambientais das Prefeituras Municipais;

Educadores Ambientais;

Representantes de Sindicatos, de ONGs e Associações participantes do CBH- ALPA.

PROGRAMAÇÃO:

Orientação Técnica para elaboração e execução de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Atividade

09:00

Credenciamento e Café da Manhã

09:30

Abertura oficial da Orientação Técnica

09:45

A Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos: O papel do Municípios

Coordenadoria de Planejamento Ambiental/SMA

André Luiz Fernandes Simas

10:05