CBH-LN

Local: Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba
Descrição: mais detalhes
Convite:

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte - CBH-LN realiza em 05 de março de 2010 a Oficina de Elaboração de Projetos para o FEHIDRO em 2010.

O objetivo do evento é informar e capacitar técnicos e demais interessados em desenvolver projetos voltados a ações vinculadas a gestão do meio ambiente e dos recursos hídricos no âmbito do Litoral Norte, a serem financiadas com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO.

Objetivos específicos:
- Apresentar conceitos básicos sobre as etapas da elaboração de projetos;
- Possibilitar aos tomadores a oportunidade de discutir aspectos práticos das diversas etapas da elaboração de um de projeto;
- Introduzir noções básicas de planejamento e elaboração de um projeto para financiamento pelo FEHIDRO;
- Dar conhecimento sobre o MPO - Manual de Procedimentos Operacionais para Investimentos do FEHIDRO;
- Abordar questões relativas à administração de um projeto FEHIDRO;
- Apresentar e esclarecer questões específicas (estudos de casos) sobre os principais problemas técnicos e administrativos apontados pelos agentes técnicos;
- Apresentar conceitos referentes à importância da comunicação e da sustentabilidade dos projetos;
- Oferecer conteúdo conceitual básico sobre monitoramento e avaliação de projetos.

Na oficina serão apresentados e discutidos os principais aspectos e fases que compõem o processo de elaboração de um projeto de qualidade, bem como as exigências técnicas e formalidades que constituem o Manual de Procedimentos Operacionais (MPO) do FEHIDRO.

A oficina visa capacitar tanto novos tomadores, como também reciclar os que já possuem experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos nos novos procedimentos incorporados pelo Conselho Orientador do FEHIDRO (COFEHIDRO).

A oficina possui ainda o objetivo de proporcionar aos tomadores a oportunidade de esclarecer dúvidas junto aos agentes técnicos e financeiros do FEHIDRO e junto aos membros do Comitê responsáveis pela emissão da Deliberação CBH-LN nº 108/2009, que trata dos critérios de análise, pontuação e classificação de projetos no âmbito do Litoral Norte.

Pretende-se com esta oficina que um maior número de técnicos da região estejam minimamente familiarizados com os aspectos e detalhes necessários à elaboração e gestão de um projeto com financiamento de recursos FEHIDRO, bem como obter, no âmbito do pleito de 2010, um maior número possível de propostas com o nível de qualidade exigido pelo sistema FEHIDRO e principalmente pelo próprio Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.

Público alvo – Membros do CBH-LN, técnicos da administração direta e indireta do Estado ou dos Municípios do Litoral Norte, membros da sociedade civil organizada, membros de Entidades Associativas de bairros e membros das universidades.

Data: 05 de março de 2010
Horário: das 9:00h – 18:00h
Local: Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba

Programa de Trabalho:

9:00h – Palestra
Responsável: Equipe Secretaria Executiva do CBH-LN
Conteúdo:
O Comitê de Bacias e o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos
O Diagnóstico e o Plano de Bacias do Litoral Norte – Metas e Ações 2008/11
As Regras para Classificação de projetos do CBH/ FEHIDRO 2010;
Agenda de Entrega de Projetos
A cobrança pelo Uso da Água.

Discussões e perguntas

10:00h - O MPO: Principais dúvidas e esclarecimentos
Responsável: Gerência de Projetos FEHIDRO – Departamento de Gerenciamento e Operacionalização de Projetos, Coordenadoria de Recursos Hídricos SMA/CRHi.

Discussões e perguntas

12:00 – 13:00h - Almoço

13:00h – Principais problemas identificados pelo Agente Técnico FEHIDRO / Qual é o ponto de vista de quem analisa / Processo de Prestação de Contas.
Responsável: Agentes Técnicos do FEHIDRO
13:00h - Agente Técnico FEHIDRO – Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) / SMA;
13:30h - Agente Técnico FEHIDRO – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) / SMA;
14:00h - Agente Técnico FEHIDRO – CETESB;
14:30h - Agente Técnico FEHIDRO – Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT);
15:00h - Agente Técnico FEHIDRO Coordenadoria de Planejamento Ambiental – (CPLA) / SMA;
15:30 ás 16:30 - Debate com formação de mesa redonda

16:30h - Atividade:
Diagnóstico e proposta de solução para os problemas identificados. Também será definida uma listagem de pontos considerados essenciais para a elaboração de projetos.

Organização das principais demandas de projetos relacionadas ao Plano de Bacias 2009-11
Dinâmica: Organização livre, respeitando afinidade, interesses comuns e complementaridade de formações.
Material: fichas para realização do esboço do projeto.
Atividades:
1.Prática de formulação de indicadores de avaliação;
2.Iniciar o processo de discussão dos critérios mínimos para a elaboração de projetos do FEHIDRO, com respectiva análise e esclarecimentos de dúvidas sobre o MPO e Deliberação Nº 108 de critérios do CBH-LN.
3.definir os temas, objetivos, órgãos/entidades potencialmente parceiros, equipe dos projetos que serão elaborados;
4.discutir os problemas e potencialidades identificadas na sessão anterior.