CBH-LN

<Maio/2024>

Construção participativa do Programa de Comunicação Social do CBH-LN

31/07/2020 - Categoria: CBH-LN - Litoral Norte

Pertencimento, processos continuados de formação, comunicação interna e externa foram alguns temas apresentados, discutidos e avaliados pela Câmara Técnica de Educação Ambiental em reunião com o FunBEA para a  construção do Programa

A reunião virtual da CT-EA neste mês de julho foi o lugar para a apresentação, e construção conjunta das bases do Programa de Comunicação Social do CBH-LN realizado pelo FunBEA. Os integrantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental puderam expor seus olhares sobre os princípios de comunicação do comitê e imergir nos resultados do questionário online, respondido por 39 membros e parceiros do comitê.

Questões sobre pertencimento, comunicação e conteúdos para os novos membros do comitê foram praticamente uma unanimidade. Confira aqui:

“Que tipo de formação uma pessoa deve receber quando entra para o Comitê? Pertencimento, identificação, apreço, só acontecem se você tem domínio sobre o tema em questão. Conhecer as comunidades a serem atendidas: público interno e externo com os quais o comitê interage, a importância de ampliar a atuação política da sociedade, a participação precisa ser vista a partir das metas que se busca atingir, fazendo um link com participação popular e cidadania” (Mônica de Toledo e Silva Spegiorin Associação Amigos do Jardim Pedra Verde, membro CT-EA)

”A comunicação é um grande desafio no comitê, e que esse projeto tem várias interfaces, acreditando que está sendo bem conduzido e que é preciso cruzar todas as situações e buscar algo que atenda às necessidades dentro da situação atual”. (Jociani Debeni, Secretaria Executiva do CBH-LN)

“O processo é positivo, sendo que o programa é dinâmico e que a pauta tem que ser constante para discussão nas CTs. Reforço o papel da contribuição de cada um no fomento a este processo dentro da sua instituição e junto aos seus contatos. Vejo a condução positiva do FunBEA.” (Pedro Rego, Coordenador da CT-EA e vice-presidente do CBH-LN)

Vejo com muita importância a possibilidade dos membros do CBH-LN participarem da formação EAD, e solicito que seja verificada a possibilidade de disponibilização de parte do material teórico/conceitual como conteúdo para a formação de novos membros, podendo ser disponibilizado a cada nova eleição, como um programa de formação contínua do CBH-LN”.(Silas Barsotti Barrozo, SIMA/SP - CFB Ubatuba, Coordenador da CT-AgroSafs)

Com base nessas informações e diálogos, o processo de construção das diretrizes para continuidade do programa será produzido e apresentado em novo encontro. Sobre a questão de disponibilizar os conteúdos de formação aos novos membros do comitê, o FunBEA já confirmou essa ação, extremamente importante, que visa fortalecer ainda mais os trabalhos do CBH-LN.