CBH-RB

7ª Semana do Meio Ambiente do Vale do Ribeira

01/06/2016 - Categoria: CBH-RB - Ribeira de Iguape e Litoral Sul

7ª Semana do Meio Ambiente do Vale do Ribeira

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Diante disso, foram planejadas atividades de diversas entidades em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, que serão realizadas até o final do mês de junho.

Apiaí

Semana do Meio Ambiente- Plantando uma consciência ambiental
Replantio de mudas de árvores nativas no Parque Morro do Ouro, entrega de publicações sobre reciclagem e coleta seletiva e kit de publicações da CEA para as escolas municipais.
23 de maio a 10 de junho – 7h – Local: Escolas da rede pública de ensino e Parque Natural Municipal Morro do ouro.
Realização: Secretaria Municipal de Turismo de Apiaí e Cultura e Meio Ambiente de Apiaí.

Cananéia

Projeto Terra Consumida com o fotógrafo Leandro Cagiano
Será realizada uma palestra pelo fotógrafo Leandro Cagiano a respeito das nossas ações e as extinções.
09 de junho – 19h30 – Local: Casa Caiçara em Cananéia.
Realização:  Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia e Consumed Earth.

Exposição fotográfica - "Lixo Marinho: as tartarugas pedem socorro"
Exposição itinerante, pelos supermercados da cidade, de fotografias de tartarugas marinhas mortas pela ingestão lixo -principalmente plástico-, revelando o grande impacto do nosso lixo para a vida.
Todo o mês de Junho – 8h – Local: Supermercados de Cananéia.
Realização: Prefeitura Municipal de Cananeia e Instituto de Pesquisas Cananéia-IPEC.

SOS Oceanos
Palestra e atividade lúdica com foco no ambiente marinho. Objetivos da APA Marinha litoral Sul. Importância dos oceanos e impactos, sobre-explotação dos recursos e estratégias de conservação.
6 a 8 de junho – 14h – Local: Escolas estaduais de Cananeia.
Realização: Prefeitura Municipal de Cananeia, Fundação Florestal e APA Marinha Litoral Sul

Eldorado

Preservando o Meio Ambiente
Plantio de mudas, palestras nas Escolas com o tema "Coleta Seletiva".
06 a 10 de junho – 8h30 – Local: Escolas Municipais.
Realização: Prefeitura Municipal de Eldorado.

Formação de Agentes Socioambientais (FAS)
Apresentação de 5 campanhas e 12 projetos executados por 70 jovens agentes socioambientais de comunidades rurais de 14 municípios p/ parceiros de ong's, associações, cooperativas e órgãos públicos.
04 de junho – 9h – Local: Quilombo Ivaporunduva.
Realização: Instituto Socioambiental, Fundo Nacional do Meio Ambiente- Ministério do Meio Ambiente, GEF-JCF JCF

Pariquera-Açu

Conhecendo a Coleta Seletiva
Alunos das escolas municipais de Pariquera-Açu e Cananeia vão fazer uma visita à Coopercanis e lá também terão uma palestra.
06 de junho – 8h – Local: Galpão de triagem de materiais recicláveis da Coopercanis em Cananéia.
Realização: Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu e Prefeitura Municipal de Cananeia.

Pedágio Ecológico no Posto da Polícia Militar Rodoviária no município de Pariquera-Açu
Serão distribuídas mudas nativas no Posto Rodoviário do Município.
05 de junho – 9h – Local: SP 226- Posto da Polícia Rodoviária
Realização: Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu e Parque Estadual Campina do Encantado.

Palestra sobre Meio Ambiente
Será ministrada pela monitora do Parque Estadual Campina do Encantado uma Palestra sobre Meio Ambiente no EMEF Milcio Basolli.
23 de maio – 10h30 – Local: EMEF Milcio Basolli-Vila Maria.

Visita a Cooperativa de Reciclagem de Cananéia
Alunos das Escolas Municipais de Pariquera-Açu, irão fazer uma visita na Cooperativa de Reciclagem de Cananéia. Onde terão uma palestra sobre a importância da Reciclagem.
06 de junho – 8h – Local: Município de Cananéia.

Pedalada ecológica rumo ao Parque Municipal Casa da pedra.
Será realizado uma pedalada ecológica em destino ao parque municipal casa de pedra. Trajeto de 9,0 km com belas paisagens.
12 de junho – 8h – Local: Pista de skate em frente a rodoviária.

2º ECOciclismo
Passeio ciclístico com saída da Secretaria Municipal de Meio Ambiente por 22km de ciclovias e estradas rurais do município às margens do Rio Ribeira com destino ao Mercado Municipal.
05 de junho – 8h – Local: Av. Haguemi Matsuzawa, nº 875, Vl. Ribeirópolis.
Realização: Sabesp, Bike Saúde, Catraca e Coroa MTB, Projeto Jovemix e Prefeitura Municipal de Registro

2ª Feira de Troca de Livros
Feira de troca de livros literários em bom estado realizada na Biblioteca Municipal de Registro para promover e divulgar a leitura e a preservação dos recursos naturais.
Todo o mês de junho – 8h – Local: Rua Maria Aparecida Nunes de Faria, 112, Jardim Planalto.
Realização: Prefeitura Municipal de Registro e Projeto Jovemix.